Credipaz
Desde 2009, ajudando empreendedores a melhorar suas condições de vida e as de suas famílias.
A Credipaz foi inspirada no projeto Banco Grammen em setembro de 2009, adotando o método micro crédito, idealizado pelo economista Sr Muhammad Yunus, conhecido mundialmente como “Banqueiro dos Pobres” e vencedor do prêmio Nobel da paz em 2006.
A iniciativa aconteceu em Bangladesh e rapidamente, vários países estenderam por muitos estados e a cada dia milhares de pessoas estão tendo a oportunidade de melhorar as condições de seus familiares!!
Enquanto o Sr Muhammad, era convidado para participar de palestra, explanando sobre as experiências com as famílias assistidas, aqui no Brasil a Sra Lorian Von Fürstenerg , extremamente religiosa, rezava e pedia a Deus e a Nossa Senhora que a iluminasse com um projeto baseado nos valores da Igreja católica e desde o início contou com o apoio do Dom Odilo Pedro Cherer, bispos, padres e diáconos.Em resposta às sua preces, Sra Lorian ganhou um livro contando a trajetória do Banqueiro dos Pobres, e assim surgiu a Credipaz no Brasil. A partir de então, desde 2009, a Credipaz faz parte da transformação de muitas pessoas em vários municípios.
Em Campos do Jordão, a Credipaz começa a traçar sua historia de solidariedade, e tem felicidade de ter como padrinho a Ong AmeCampos, através do Sr Presidente Aref Farkouh e do Sr Diniz.
Os trabalhos foram iniciadso no dia 07 de julho de 2021, no salão paroquial Santa Terezinha, onde realizamos reuniões com a população semanalmente às quarta-feira das 9h às 10h.
O projeto Credipaz em Campos do Jordão tem uma particularidade , pois sendo a comunidade de associados mais próxima, pode-se identificar os grupos de empreendedores que a partir do crédito recebido, conseguem desenvolver produtos mais específicos para a região.
A partir desta observação iniciou-se uma tratativa de parceria com o hotel Toriba, onde os produtos são vendidos em sua loja para os hóspede, e assim o Sr Aref Farkouh abriu novas possibilidades para vendas em estabelecimentos como no Café Felicia, Fazendinha Toriba e Bonanza Grill, locais que abraçaram o projeto divulgando a Credipaz para um publico diferenciado frequentador destes estabelecimentos. Além de possuir outros pontos de venda pela cidade.
Cada produto é pensado para agradar o turista que visita Campos do Jordão e levar consigo um pouco da história dos artesãos, que se recriam e desenvolvem esperança para suas famílias.
O primeiro associado da Credipaz em Campos do Jordão , conhecido carinhosamente por toda a cidade como Waltinho, um deficiente físico que sofreu por acidente a perda dos movimentos das pernas, era vendedor de pinhão no Parque Capivari, recebeu R$300,00 iniciais da Credipaz para fazer bombons e após um ano e meio de trabalho abriu sua loja delivery de massas , além de ser um exemplo na batalha pela inclusão social é uma inspiração a todos os associados da Credipaz.
Essa e muitas outras histórias de sucesso e superação fazem parte da Credipaz e desses pequenos empreendedores que tiveram a possibilidade de voltar a sonhar.

SILVIA BARRETO
Gerente executiva AME Campos

JOAQUINA DOS SANTOS
Cordenadora da Credipaz Campos do Jordão
Como diz a própria fundadora e diretora Lorian Von Fürstenerg “A Credipaz é um projeto Divino”
Seja um Patrocinador
Colabore com esse ação e faça a diferença em Campos do Jordão!